terça-feira, 17 de junho de 2008

GALERIA DE ARTE DO SESI EXPÕE RELÍQUIAS DO MUSEU NACIONAL DO AZULEIJO DE LISBOA







Ótima dica, não deixe de visitar e confira!!!

Trazida a São Paulo pela Espírito Santo Cultura, mostra apresenta 141 peças de azulejo e de cerâmica que contam a história desta arte, do século XVI aos dias atuais. Acervo pode ser visto, gratuitamente, na Galeria de Arte do Sesi, até 20 de julho.

O azulejo é uma marca da cultura artística portuguesa que no século XVI alcançou as colônias do seu império marítimo, incluindo o Brasil. A exposição gratuita As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, mostrará a origem e a evolução dessa arte de revestimento decorativo, que em Portugal sofreu a influência do azulejar árabe e holandês.

O precioso acervo, trazido pela primeira vez ao Brasil pela Espírito Santo Cultura – instituição responsável pelo trabalho de restauração dos azulejos da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador (Bahia) e da Igreja do Outeiro da Glória (Rio de Janeiro) –, reúne 141 relíquias da coleção do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, uma das mais importantes em todo o mundo.

Ao visitar a exposição, o público brasileiro estará diante de uma arte que remonta também à sua história. Os painéis que compõem o acervo são muito mais do que uma expressão artística. Os azulejos refletem a História, os tempos históricos dos portugueses. É por isso que a Espírito Santo Cultura está trazendo ao Brasil o rico acervo do Museu Nacional do Azulejo.

“Temos expertise e afinidades com essa arte. A Espírito Santo Cultura foi responsável pelo trabalho de restauração de importantes patrimônios azulejares brasileiros”, explica Maria João Espírito Santo Bustorff Silva, presidente da instituição e ex-ministra da Cultura de Portugal.

SAIBA MAIS

Exposição: As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa
Local: Galeria de Arte do Sesi – Av. Paulista, 1313 (metrô Trianon-Masp)
Datas/horários: de 8 de abril a 20 de julho de 2008.
Segunda-feira, 11h às 20h.
Terça-feira a sábado, das 10h às 20h.
Domingo, das 10h às 19h

Entrada franca

Informações:
(11) 3146-7405 / 7406
www.sesisp.org.br


Por Evelyne Lorenzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário