sexta-feira, 27 de junho de 2008

DICAS DE COZINHAS


















Vencedores do concurso Jovens Profissionais 2008 expõem seus projetos em São Paulo

Mostra vai apresentar os melhores ambientes projetados por nova geração de arquitetos, decoradores e designers de interiores.

O Shopping Lar Center, em São Paulo, selecionou 45 novos talentos para integrar a 12ª edição do projeto "Jovens Profissionais 2008". Os 39 ambientes escolhidos, entre 550 inscritos, serão exibidos nas lojas participantes do Projeto, no centro comercial do shopping, entre 2 de julho e 2 de agosto.

Esta é a segunda edição na qual os ambientes selecionados podem ser conferidos por visitantes. O evento ganhou espaço físico ao firmar parceria com o Shopping Lar Center. Até a 10ª edição, os vencedores apenas publicavam seus trabalhos em catálogo distribuído gratuitamente para lojistas, consumidores e profissionais da área. Neste ano, além da exposição serão publicados 10 mil exemplares com imagens dos ambientes expostos.

O júri foi composto por Álvaro Guillermo (arquiteto e designer), Regina Adorno (arquiteta e designer de interiores), Denise Barreto (arquiteta, designer e paisagista), Eliana Tancredi (coordenadora do Espaço Projeto do Lar Center), Olga Krell (jornalista e Publisher), José Carlos Manzini (Marketing do Shopping Lar Center) e Sidney Gonzáles Júnior (presidente da Associação dos Lojistas do Shopping).

ESTRATÉGIAS DE MARKENTING PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ARQUITETURA, DESIGN DE INTERIORES

Eis aqui uma área na qual o investimento financeiro é praticamente nulo e o seu talento e esforço pessoal são determinantes. Segundo os especialistas de marketing mais eficientes ainda são os mesmos já vastamente difundidos no meio corporativo em geral. O desafio está em utilizar esses instrumentos de maneira correta, explorá-los em suas nuances e ramificações variadas. Uma vez atingido o caminho certo, passa a valer como critério de êxito a habilidade de manutenção permanente das boas práticas. Confira como fazer nos tópicos a seguir.

Limitações de largada - No início da atividade profissional, ações de divulgação mais intensas no mercado têm possibilidades reduzidas de emplacarem. "Primeiro, acho importante construir uma base comercial, um currículo mínimo de obras", recomenda o arquiteto Mario Biselli, sócio do escritório Biselli Katchborian. "Não adianta se apresentar ao mercado com belíssimos desenhos. Os clientes querem ver o que o arquiteto já fez". Daí que, no começo, a luta é conseguir trabalhos dentro do círculo familiar, ou nas amizades próximas, completa."

Rede de contatos - É ainda na universidade que a rede de contatos profissionais cria embriões, junto a colegas e professores, que são potenciais parceiros em trabalhos futuros. Estágios em empresas são outra fonte valiosa de aproximação com integrantes do mercado. "Quando o marketing começa a ser feito dentro da universidade, o aluno já conta com toda uma estrutura para deslanchar assim que se forma", observa o consultor Ari Lima. "Durante os estudos, já deve existir a preocupação em desenvolver o plano de marketing pessoal e a gestão da carreira. Depois da formação, parte-se para o plano de negócios."

Presença em eventos - Congressos, convenções e eventos similares são ambientes férteis para ampliação e fortalecimento do círculo de contatos. O arquiteto também pode se dispor a promover palestras ou cursos gratuitos como forma de criar projeção social. E a presença não deve se restringir a reuniões do setor. "É necessário manter um bom relacionamento também com advogados, médicos e profissionais de outras áreas. Essas pessoas vão construir casas, reformar, e têm um círculo de amizades que pode acabar remetendo ao arquiteto", justifica Lima.

Internet - Ferramenta de baixo custo e elevado retorno, a internet oferece diferentes vieses a serem aproveitados. A utilização mais habitual concentra-se no desenvolvimento de websites para empresa ou profissionais autônomos. No entanto, outros recursos ganham credibilidade e se firmam como alternativas - exemplo típico do blog corporativo. Uma terceira vertente de promoção virtual é a publicação de artigos, no próprio site, blog ou em outros endereços eletrônicos de interesse do público-alvo do arquiteto. "Iniciativas como essas são gratuitas. A exigência é muito mais por uma disposição intelectual", aponta o consultor. "Também não é preciso esperar que o escritório cresça para desenvolver ações nesse sentido, ligadas ao plano de marketing. O importante é desenvolver o plano de marketing para, em seguida, conseguir crescer", acrescenta.

Parcerias - Fazendo uso dos contatos construídos ao longo dos anos, os arquitetos têm, nas parcerias, uma ferramenta poderosa de obtenção de trabalhos. Não é necessária a constituição de empresa. São acordos informais, de ajuda mútua, a serem feitos com outros arquitetos cujo segmento de atuação seja diferente, ou com engenheiros e construtoras. "Eles vão trocando informações, favores, apoios, um indicando o outro", explica Ari Lima. "É uma das principais ferramentas de promoção, hoje. Um nível adequado de parcerias por si só é capaz de manter um escritório de arquitetura num bom ritmo de atividade."

Força da indicação - Note-se que, comparada com o recurso da publicidade e da propaganda paga, a indicação profissional - livre de custos - traz muito mais resultados ao prestador de serviços do setor. "É mais forte a indicação de um arquiteto por um engenheiro que já está na obra, já tem um grau de relacionamento ali dentro, do que se o proprietário recebesse a informação daquele profissional de arquitetura por um jornal, ou outra publicação qualquer", considera Ari Lima. Já Mario Biselli enfatiza que não se faz leilão para contratação de arquitetos. "Cliente gosta de trabalhar na confiança. Ou ele viu sua obra, ou alguém fez uma indicação muito incisiva do seu trabalho", expõe. "Chega a ser constrangedora, na arquitetura, a propaganda direta", opina Biselli.

Manutenção dos contatos - A rede de contatos não existe para ser acessada apenas quando há interesses imediatistas. A alimentação precisa ser freqüente, sem que se tente planejar retorno. "O marketing não é uma ciência exata. As coisas dão certo por maneiras indiretas", lembra Mario Biselli. "Se sua rede estiver bem alimentada, o nome do profissional será lembrado quando surgir uma necessidade", ressalta Ari Lima. O engenheiro Manoel Botelho, que oferece cursos de marketing nos setores de engenharia e arquitetura, sugere que os profissionais se manifestem formalmente pelo menos duas vezes ao ano, por cartas ou e-mails. "Tem que avisar que você está vivo, está atuando, e qual sua especialidade. As pessoas esquecem", afirma Botelho.

Comunicação visual - Estabelecer um padrão visual nos meios de contato com os clientes ajuda na fixação do nome do arquiteto ou escritório. A dica se aplica do cartão de visita à placa de obra, passando pelo papel timbrado e pelos desenhos do profissional. "Em tudo que for feito, tem de haver uma marca característica, personalizada com uma lembrança indiscutível", salienta Manoel Botelho.

Auxílio especializado - Além do próprio consultor de marketing (cuja atuação costuma ser vigorosa nas primeiras semanas e mais aliviada posteriormente), outro profissional especializado que auxilia na divulgação do escritório é o assessor de imprensa. Isso porque a mídia está entre os instrumentos que mais geram resultados aos arquitetos. "As publicações são fundamentais", frisa Mario Biselli. "Quando você vai a um cliente novo e mostra uma obra sua publicada, ele gosta, mesmo que não tenha tido acesso ao material pelas vias normais." Segundo o arquiteto, esses casos costumam ocorrer quando se está em busca de empreendimentos de grandes dimensões. "Aí tem que haver uma ação mercadológica mais ativa do arquiteto, visitar pessoalmente, deixar um currículo, um portfólio", explica, complementando que, no caso de obras de menor vulto, como residências, os veículos de imprensa economizam esse trabalho de campo, na medida em que conseguem atingir diretamente o consumidor final.

Presença na mídia - Quem quiser evitar o custo com a assessoria especializada ou a considera desnecessária, pode procurar, por conta própria, a interação com a mídia. O engenheiro Manoel Botelho dá um exemplo de como já conseguiu presença considerável nos maiores jornais do País: "Quando chega janeiro, mês de aniversário de São Paulo, começo a mandar uma série de pautas contendo curiosidades sobre a construção civil na cidade, assunto do qual gosto muito. De vez em quando, os jornalistas vêm falar comigo. Já houve ocasião de eu dar entrevista de duas páginas no Estado de S.Paulo." O arquiteto Mario Biselli utiliza a proximidade que estabeleceu com revistas do setor, desde os tempos de faculdade, para apresentar projetos e pleitear publicações. Ele conta que esse relacionamento foi facilitado também pelo seu hábito de oferecer artigos aos veículos. "É importante, principalmente nas revistas especializadas, que você estabeleça posições, mostre o que pensa, desenvolva raciocínios", destaca.

Ética - Por fim, vale registrar que os resultados positivos das estratégias de marketing estão atrelados à ética do dia-a-dia. "Acontece muito de um profissional denegrir a imagem de outro para tentar ganhar um cliente, o que demonstra falta de profissionalismo e incapacidade de trabalhar dentro de um sistema organizado", exemplifica o consultor Ari Lima. É muito provável que o cliente se dê conta de uma manobra dessa natureza, o que fatalmente acarretará em conseqüências desastrosas ao envolvido.

Ferramentas de promoção - Super Dicas!!!

Contatos pulverizados - Busque relacionar-se com profissionais de diferentes segmentos. Todos são potenciais clientes e ajudam na propagação de seu nome ou de seu escritório.

Parcerias - Arquitetos com focos distintos de atuação, engenheiros e construtoras podem estabelecer acordos informais em que um indica o outro para trabalhos em geral.

Rede bem alimentada - Desenvolva o hábito de trocar informações com colegas, parceiros e clientes.

Internet - Utilize para criação de um website, blog ou publicação de artigos em endereços de interesse de seu público-alvo.

Comunicação visual - Padronize cartões de visitas, placas de obras, papel timbrado. Isso ajuda a fixar sua marca ou nome no mercado.

Assessoria de imprensa - Contrate para promover seus projetos em revistas especializadas e demais veículos.

Fonte: revistaau.com.br
Por Thiago Oliveira

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SUSTENTÁVEIS - VIABILIDADE, PROJETO E EXECUÇÃO

Como aliar retorno financeiro, respeito à legislação e marketing responsável, buscando novas formas de projetar e construir com ecoeficiência.

O objetivo do evento é debater a viabilidade, o projeto, o planejamento e a execução de empreendimentos imobiliários que buscam a eco-eficiência. Análise da qualidade e riscos de investimentos, elaboração e desenvolvimento de projetos, seleção de insumos e fornecedores, oportunidades de negócios e custos de construção, operação e manutenção farão parte da programação do seminário.

Data: 19/08/2007 das 09hs às 17hs
Local: Hotel Renaissance - Alameda Jaú 1620 - São Paulo SP
Inscrições e Informações sobre programação e conteúdo do evento pelo site:
http://www.piniweb.com/sustentabilidade/index.asp?p=1&swsswwn=34jvs3p.7s
Ou pelo telefone: (011) 2173-2465

Seminário discute o papel da arquitetura na construção de edifícios sustentáveis

Evento trouxe a São Paulo os arquitetos Huston Eubank e John Seitz, que destacou projetos com tetos verdes, iluminação natural, reuso de água e aplicação de materiais recicláveis na estrutura.

O Encontro Internacional de Sustentabilidade na Construção, realizado no dia 19 de junho em São Paulo, reuniu especialistas para discutir, entre outros aspectos, o papel da arquitetura na construção de edifícios sustentáveis e as aplicações das diversas certificações ambientais existentes no mercado.

O evento trouxe à cidade o arquiteto Huston Eubank, diretor de sustentabilidade e Green Building da iLiv Tecnologies, que destacou o grande potencial do setor de edificações para resolver o problema das mudanças climáticas. "Temos que aprofundar o papel das construções neste problema, edificações verdes reduzem em 40% a emissão de carbono na atmosfera, já é uma contribuição", disse. Eubank ainda apontou o potencial de investimento em edifícios verdes. O arquiteto apresentou dados que reforçam sua tese de que a eficiência energética pode ser um bom negócio: construções verdes são vendidas por 30% a mais de seu preço de custo.

Juan Andrés Vergara, vice-presidente e diretor de operações da HOK México, e John Seitz, diretor de sustentabilidade em projetos da empresa em Nova York, também participaram do evento. As principais estratégias sustentáveis dos projetos da HOK são a utilização de tetos verdes, reuso de água e, principalmente, a aplicação de materiais recicláveis na estrutura. O escritório também aposta na iluminação natural: "grandes janelas, por si só, não permitem recolher todos os benefícios, é preciso ter sensores solares", avalia Seitz.

Para o arquiteto, a escolha do local adequado - perto da rede de transporte público, por exemplo - é determinante para o bom desempenho de uma edificação sustentável. "Ao observar o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) ou outros sistemas de certificação, percebe-se que muitos dos pontos atribuídos pela certificação estão associados ao lugar, então, se o empresário fizer uma má escolha do local, o projeto não estará em boa forma", comentou. Seitz ainda identificou o aço como um bom "material verde" da atualidade, pois é facilmente reciclável."É possível reciclar o aço completamente quando o prédio for desmontado. Nós realmente temos que pensar no que acontecerá com aquele material no final do processo. Ele precisa ser reciclável, de forma que esse processo ocorra facilmente", explica. No que diz respeito ao acabamento interior e ao "envelope" do edifício, Seitz destaca o vidro e o alumínio como materiais com melhor potencial sustentável no mercado.

Andressa Fernandes, repórter da revista AU
Fonte: PINIweb.com.br